Fique por dentro de tudo o que precisa saber sobre um dos mais emocionantes festivais da Índia (e do mundo!).
O Diwali, também conhecido como o Festival das Luzes, é uma das celebrações mais importantes da Índia e de vários outros países do mundo onde a diáspora indiana está presente. Esta é a sua oportunidade de viver de perto momentos que ecoarão para sempre em sua mente e coração.
Como o Diwali é comemorado ao longo de cinco dias, é bem comum que, ao chegar na Índia, já se encontre um país em festa, animado para comemorar com alegria e fervor a data que marca o início do ano novo no calendário hindu.
Origem e Significado
O Diwali tem suas raízes na mitologia hindu e é associado a várias histórias e eventos. Uma das narrativas mais proeminentes é a comemoração do retorno do Senhor Rama, sua esposa Sita e seu irmão Lakshmana ao reino de Ayodhya após 14 anos de exílio, e a vitória de Rama sobre o rei demônio Ravana. O povo de Ayodhya acendeu lamparinas de óleo (diyas) para iluminar o caminho de retorno de Rama, simbolizando a vitória do bem sobre o mal e o triunfo da luz sobre as trevas.
Preparativos
Como muitas festividades ao redor do mundo, o Diwali começa a ser celebrado semanas antes do festival de fato iniciar. As casas são limpas e decoradas com lindas luzes coloridas, guirlandas de flores magníficas e rangolis (desenhos feitos com pós coloridos tradicionais da Índia). E, não só as casas se enfeitam, as famílias se vestem com novas roupas e acessórios e compram presentes para trocar entre as pessoas queridas de seus convívios.
O Diwali, por dia
Dia 1 – Dhanteras: Este dia marca o início do Diwali. As pessoas compram ouro, prata ou utensílios de metal, acreditando que isso trará prosperidade e boa sorte para o ano seguinte.
Dia 2 – Choti Diwali (Narak Chaturdashi): Neste dia, as pessoas tomam um banho de óleo de gergelim antes do nascer do sol para se purificar. À noite, fogos de artifício são acesos para afastar o mal.
Dia 3 – Diwali: Este é o dia principal do festival. As famílias se reúnem para adorar Lakshmi, a deusa da riqueza e da prosperidade. Realizam pujas (rituais de adoração), trocam presentes e distribuem doces.
Dia 4 – Goverdhan Puja: Este dia é dedicado a adorar as vacas, consideradas sagradas na cultura hindu, e a montanha de Goverdhan. As pessoas constroem montes de comida para representar a montanha e realizam pujas em agradecimento aos alimentos e à natureza.
Dia 5 – Bhai Dooj: Este é um dia dedicado ao amor entre irmãos e irmãs. As irmãs rezam pela longa vida de seus irmãos, e os irmãos presenteiam suas irmãs como uma expressão de amor e gratidão.
Somente no Diwali você poderá se encantar e sentir seus olhos brilharem diante das ruas iluminadas com lamparinas de óleo, que revezam seus lugares com luzes elétricas. Além disso, poderá assistir à reunião de famílias para celebrar a data com refeições deliciosas e doces tradicionais, como o ladoo e o barfi. E ainda, presenciar a rica manifestação cultural indiana com muita dança e música.
Mas, atenção, diante de tanta riqueza cultural, é muito importante estar atento aos ritos e tradições locais para que não haja nenhum desrespeito à cultura e/ou religião indiana. Basta ir de coração aberto para receber o que há de melhor neste lugar repleto de magia e se entregar ao momento. Tudo dará certo.
Agora que já ficou por dentro de tudo, está ansioso para viver o Diwali e celebrar a luz, a vida e a alegria na Índia? Nossa expedição acontece de 28 de outubro a 08 de novembro de 2024, e juntos, na cidade de Jaipur, celebraremos o Diwali com uma família indiana no dia 1. Você pode receber mais informações clicando aqui.